sábado, 1 de maio de 2010

EXTINÇÃO!



As muitas espécies tem risco de sumir, serem extintas, cada vez mais a lista cresce, sendo a classificação dos animais a seguinte: Extinto, Extinto na natureza, Em Perigo Crítico, Vulnerável, Dependente de Conservação e Baixo Risco.

Aqui, vamos mostrar alguns dos animais brasileiros que, de alguma forma estão desaparecendo:

O Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é um primata encontrado originariamente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro.


A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma arara restrita ao extremo Norte do estado brasileiro da Bahia ao Sul do rio São Francisco. Tal espécie chega a medir até 57 cm de comprimento, com a plumagem azul, com asas e cauda muito longas e mais escuras, bico negro com grande dente maxilar e íris amarelo-mostarda.



O lobo-guará ou guará (Chrysocyon brachyurus), é o maior canídeo nativo da América do Sul. A sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes.


A onça-pintada (Panthera onca), onça, jaguar ou jaguaretê é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. É um símbolo da fauna brasileira.


Tartaruga-marinha (Cheloniidae) é a família da ordem das tartarugas que inclui as espécies de tartaruga que vivem no mar. O grupo é constituído por seis géneros e sete espécies, todas elas ameaçadas de extinção.




Alguns Sites de Ongs e Movimentos a favor dos animais:

http://www.mma.gov.br
http://www.micoleao.org.br
http://www.baleiafranca.org.br
http://www.projetotamar.com.br



PRESERVE A VIDA!
Bem-vindos ao portal da Fauna Brasileira, aqui vamos mostrar um pouco mais dos animais e cores do Brasil!



A fauna brasileira envolve um grande conjunto de espécies de animais distribuídos por todo o território do país. Na Amazônia, existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos, as espécies mais conhecidas são o Pirarucu e o Peixe Boi (em risco de extinção).



Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, a lontra e a capivara.


Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, a preguiça, a jibóia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos.


Existe também uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.


Nas caatingas, cerrados e campos são mais comuns a raposa, o tamanduá, o tatu, o veados, o lobo-guará, o guaxinim, a ema, a seriema, perdizes e codornas.




Existem também os batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca).




Com muitas espécies inexistentes em outras partes do mundo. São inúmeras as aves de rapina, como os gaviões, como as corujas e os mochos, as trepadoras, os galináceos, as pernaltas, os columbídeos e os palmípedes.